Galeria Terra

Há 87 anos: relembre o impressionante ‘Desastre do Hindenburg’


Por Flipar
Reprodução de vídeo - Wikimédia Commons

O Desastre do Hindenburg foi um acidente com o dirigível alemão LZ 129 Hindenburg que ocorreu em 6 de maio de 1937, em Lakehurst, Nova Jersey, Estados Unidos.

International News Soundphoto - Wikimédia Commons

O dirigível, que era o maior do mundo na época, pegou fogo e foi completamente destruído durante a tentativa de pouso, causando a morte de 36 pessoas (13 passageiros, 22 tripulantes e 1 trabalhador que se encontrava em solo).

Cofod, Arthur Jr - Wikimédia Commons

O evento trágico foi testemunhado por centenas de pessoas no solo e transmitido ao vivo pelo rádio.

Sam Shere - Wikimédia Commons

'Oh, isso é terrível. Essa é uma das piores catástrofes do mundo. [...] Oh, a humanidade! Todos os passageiros gritando por aqui. [...] Eu... Eu vou ter que parar por um minuto porque eu perdi minha voz. Essa é a pior coisa que eu já testemunhei', disse um trecho da transmissão.

Reprodução de vídeo - Wikimédia Commons

O fogo consumiu o Hindenburg em questão de segundos, transformando-o em uma massa de destroços em chamas.

Reprodução de vídeo - Wikimédia Commons

No total, haviam 97 pessoas a bordo do dirigível, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes.

Associated Press - Wikimédia Commons

As dimensões do dirigível eram impressionantes para a época: 245 metros de comprimento por até 41 metros de diâmetro!

Domínio Público - Wikimédia Commons

Por dentro, o dirigível contava com cabines luxuosas com camas, restaurantes e até uma sala de fumantes.

O V Stetten - Wikimédia Commons

A causa exata do incêndio nunca foi totalmente desvendada, mas havia algumas hipóteses; são elas:

Reprodução de vídeo - Wikimédia Commons

Faíscas: Acredita-se que a faísca que iniciou o incêndio tenha sido gerada pelo lançamento das cordas de amarração do dirigível.

Reprodução de vídeo - Wikimédia Commons

Vazamento de hidrogênio: O Hindenburg era movido a hidrogênio, um gás altamente inflamável. Uma possível fuga desse elemento químico pode ter contribuído para a propagação rápida do fogo.

Reprodução de vídeo - Wikimédia Commons

Eletricidade estática: Uma descarga de eletricidade estática acumulada no dirigível também foi considerada uma possível causa.

Reprodução de vídeo - Wikimédia Commons

O hidrogênio, apesar de ser mais leve que o ar, é altamente inflamável, o que tornou o incêndio no Hindenburg extremamente rápido e intenso.

Reprodução de vídeo - Wikimédia Commons

Além disso, a estrutura do dirigível era composta por materiais inflamáveis, como celulóide e alumínio. Fora o fato de que o Hindenburg não era equipado com sistemas adequados de combate a incêndios.

Reprodução de vídeo - Wikimédia Commons

O Desastre do Hindenburg teve um impacto significativo na indústria da aviação, marcando o fim da era dos dirigíveis como meio de transporte comercial.

Domínio Público - Wikimédia Commons

O acidente chegou a ser usado como propaganda pelo regime nazista, que culpou os americanos de sabotagem.

Domínio Público - Wikimédia Commons

No dia em que o acidente aconteceu, o Hindenburg tinha voado por 77 horas desde que saiu de Frankfurt, na Alemanha, em direção a Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Associated Press - Wikimédia Commons

Quando chegaram ao destino, o clima estava ruim, com tempestade, então o comandante teve que esperar o tempo melhorar antes de tentar pousar o dirigível na base naval de Lakehurst.

Associated Press - Oakland Tribune - Wikimédia Commons

O Desastre do Hindenburg se tornou um evento icônico na história da aviação e da cultura popular, sendo retratado em filmes, documentários e livros.

divulgação

Uma curiosidade interessante é que o Hindenburg fazia viagens constantes da Alemanha aos EUA e também ao Brasil. Existia até um hangar exclusivo no RJ (onde hoje é a Base Aérea de Santa Cruz), chamado de 'Hangar do Zeppelin'.

divulgação Força Aérea Brasileira

Hoje em dia o lugar é famoso por abrigar 'um hangares de dirigíveis mais preservados do mundo'.

wikimedia commons Rcandre

Veja Mais