RACISMO

Ministério Público do DF recebe denúncia contra manifestações de Piquet

Ex-piloto tricampeão mundial chamou o britânico Lewis Hamilton de "neguinho" e ainda proferiu ofensa homofóbica contra o heptacampeão da Fórmula 1

Victor Parrini*
postado em 05/07/2022 13:34 / atualizado em 05/07/2022 13:39
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O ex-piloto e tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, se tornou alvo de denúncia no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDF) por fala racista e homofóbica contra o heptacampeão mundial, Lewis Hamilton. A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Correio Braziliense.

Ainda não se tem detalhes do processo que corre no Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) do MPDFT, porém a denúncia contra o tricampeão mundial de F1 já está sob a análise interna.

Piquet voltou aos noticiários de forma negativa no final de junho, após chamar o heptacampeão mundial de “neguinho” durante entrevista feita em 2021 e divulgada nas redes sociais. Em trecho da conversa, o ex-piloto radicado em Brasília usou o termo racista duas vezes, quando analisava a colisão entre o britânico e Max Verstappen, no GP da Inglaterra da temporada passada.

"O 'neguinho' meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, 'aqui eu arranco ele de qualquer maneira'. O 'neguinho' deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem", declarou na entrevista.

Após os recortes da entrevista repercutirem nas redes sociais, Piquet emitiu uma nota oficial se desculpando pelas falas, porém, considerando-as “expressão coloquial”. Hamilton, por outro lado, pediu que as “vozes antigas” da F1 sejam ignoradas e exigiu uma “mudança de mentalidade” em protesto contra o racismo.

Em 9 de junho, uma votação simbólica na Câmara dos Deputados concedeu o título de cidadão honorário a Lewis Hamilton. Na última semana, o piloto britânico questionou "quem é Nelson Piquet?".

Lewis Hamilton comemora vitória em Interlagos com tributo a Ayrton Senna
Lewis Hamilton comemora vitória em Interlagos com tributo a Ayrton Senna (foto: Carl de Souza/AFP)

Embora tenha se desculpado publicamente, Piquet derrapou novamente nas próprias falas. Em trecho de entrevista divulgado pelo portal Grande Prêmio, é possível observar fala de cunho homofóbico por parte do ex-piloto brasileiro contra Lewis Hamilton. “O neguinho (Hamilton) devia estar dando mais o c*”, disse.

As manifestações de Piquet resultaram em ações públicas protocoladas entidades engajadas nas lutas contra o racismo e a homofobia. Com isso, o tricampeão mundial teve o título de membro honorário do Clube de Pilotos Britânicos suspenso e, segundo a imprensa inglesa, teria sido banido do paddock da principal categoria do automobilismo.

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação