Brasil

Ministério da Saúde libera medicamentos para casos graves de coronavírus

Médicos podem decidir pelo uso de cloroquina e hidroxicloroquina no paciente

Jailson R. Sena*
postado em 01/01/2000 08:00
Médicos podem decidir pelo uso de cloroquina e hidroxicloroquina no pacienteO Ministério da Saúde liberou o uso dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina para pacientes com formas graves da Covid-19 (Coronavírus).Os medicamentos irão complementar todos os outros suportes utilizados no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas, como febre e mal-estar.

O protocolo prevê cinco dias de tratamento e é indicado apenas para pacientes hospitalizados. Com isso, o Ministério da Saúde irá deixar ao alcance do médico caso ele entenda que o paciente grave possa se beneficiar com o uso.

A liberação foi baseada em algumas publicações científicas internacionais que têm sugerido que esses fármacos podem inibir a replicação do vírus. O ministério reforça que tanto a cloroquina e a hidroxicloroquina não são indicadas para prevenir e nem tratar casos leves da doença.

No Brasil, os testes ainda prosseguem. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou a condução do primeiro estudo para a cloroquina e a hidroxicloroquina no Brasil. Os resultados desse e de outros estudos são necessários para que a agência possa concluir quanto à segurança e à eficácia desses medicamentos no tratamento do coronavírus.

Vale ressaltar que esses medicamentos são disponibilizados no SUS para tratamentos de outras doenças, como a malária, lúpus e artrite reumatóide. Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação