postado em 25/04/2008 12:15
Mais de 20 mil pontos de conexão de internet banda larga via satélite, sem fio ou wireless, serão instalados no país até junho de 2009. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25/04) pelo diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima, durante o pregão presencial organizado pelo ministério.
Segundo ele, a medida vai permitir que comunidades isoladas tenham acesso à internet banda larga. ;Locais como áreas rurais, comunidades indígenas e quilombolas, onde a banda larga terrestre não chega, vão ser beneficiadas. Vamos promover a inclusão social deles através da tecnologia;, afirmou o diretor.
Durante o pregão empresas provedoras de internet via satélite apresentaram propostas que vão ser analisados. Os aprovados vão entrar na fase final do pregão, onde as empresas começam a baixar os preços para serem as contratadas.
Dois lotes foram disponibilizados: um exclusivamente para a região nordeste e outro para as demais regiões. Cada contrato vai ter a duração de quatro anos. Lima, que também é o coordenador do Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), programa do governo federal, acredita que em junho deste ano os contratos já vão estar assinados e que devem ser gasto cerca R$ 450 milhões.
;Depois de assinado o contrato temos quatro meses para começar a instalação em todos os estados Brasileiros;,explicou Medeiros de Lima. Atualmente 3,5 mil pontos de conexão banda larga via satélite já estão instalados em 2,2 mil municípios brasileiros.