postado em 25/04/2008 16:57
Uma mulher de 70 anos morreu e outras duas idosas foram baleadas em uma operação policial na Cidade de Deus, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio), nesta sexta-feira.
A ação foi uma tentativa de encontrar criminosos do complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, na Penha (zona norte), que fugiram para a comunidade depois da ocupação do Bope (Batalhão de Operações Especiais) na Vila Cruzeiro, de acordo com informações do 18º Batalhão da Polícia Militar. Já a assessoria da corporação afirma que a ação é uma operação de rotina.
Moradora da Cidade de Deus, Jocélia Afonso, 70, foi baleada no tórax durante troca de tiros entre policiais e criminosos. Ela morreu antes de chegar ao hospital, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
As outras duas idosas feridas estão internadas no hospital municipal Lourenço Jorge e não correm risco de morrer. Maria José da Silva, 64, foi baleada no glúteo, no braço e na perna, e Maria dos Anjos Mendes, 70, no glúteo, de acordo com a secretaria.
A operação é realizada desde às 11h por homens do Bope, do 18º Batalhão da PM e do 2º CPA (Comando de Policiamento de Área). O tráfico de drogas dos três locais --complexo do Alemão, Vila Cruzeiro e Cidade de Deus-- é dominado pela mesma facção criminosa, o Comando Vermelho.