postado em 26/04/2008 14:45
Ao abrir neste sábado (26/04) a décima Campanha Nacional de Vacinação do Idoso em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou que esta foi a terceira vacina contra a gripe que recebeu e que é um exemplo da eficácia desse processo de imunização.
"Faz três anos que eu tomo a vacina e há três anos não tenho gripe", disse, ao lado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão e do governador do estado, José Serra. Os dois destacaram, além da maior proteção saúde dos idosos, o impacto financeiro da campanha, com a redução dos gastos no tratamento dos doentes.
"Há uma redução de cerca de 30% nas internações por pneumonia e de 50% nas internações por outros problemas de doenças respiratórias, afirmou Temporão.O presidente também aproveitou, em entrevista, para defender a participação da população no combate a dengue. Ele informou que no próximo dia 30, em Maceió, estará reunido com 15 governadores, dos quais nove do Nordeste, para discutir entre outros assuntos uma forma imediata de combate a doença.
Eu não sei se está faltando palavra mágica ou alguma coisa na área da comunicação, porque antes a gente falava que o sistema de saúde precisava estar preparado, depois dizia que a gente que precisava matar o mosquito hoje não podemos deixar o mosquito nascer, disse.
Para isso, acrescentou, temos que matar o mosquito no berço, uma tarefa que, segundo o presidente, começa com ações governamentais e de toda a população.