Brasil

Brasil corre risco de não cumprir meta de alfabetização de adultos

;

postado em 30/04/2008 12:09

O Brasil corre o risco de não conseguir cumprir a meta de alfabetizar todos os adultos até 2015, como exige o pacto Educação para Todos, assinado em Dacar, no Senegal, há oito anos. O documento foi firmado por 164 países, e engloba seis objetivos: educação e cuidados na primeira infância, universalização do ensino primário, universalização do ensino fundamental, aprendizagem de jovens e adultos, alfabetização de jovens e adultos, paridade e igualdade entre os sexos e qualidade da educação.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que divulgou hoje o relatório anual de acompanhamento das metas, o Brasil encontra-se entre os 53 países que ocupam posição intermediária: ainda não atingiu nem está próximo de alcançar o conjunto de objetivos, mas não se encontra entre os que estão muito longe de atingi-los.

No caso da alfabetização de adultos, o Brasil pertence ao grupo de 28 países que correm o risco de não alcançar a meta até 2015. Perde para nações como Bolívia, Chile, Uruguai, Peru e Venezuela. Encontra-se no mesmo nível de Equador, República Dominicana, El Salvador, Honduras e México. "As deficiências no ensino fundamental, não superadas nas últimas décadas, acarretando seu abandono por muitos que ainda não haviam consolidado suas habilidades de ler e escrever, estão entre os fatores que explicam a lenta redução na taxa de analfabetismo no Brasil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) indicam que mais de 40% das pessoas que se declaram analfabetas freqüentaram escola em algum momento de sua vida.

Confira a taxa de analfabetismo (pessoas com 15 anos ou mais) no país e nas regiões:
1999 2006
Brasil 13,4 10,5
Norte 12,3 11,3
Nordeste 26,5 20,8
Sudeste 7,9 6,1
Sul 7,8 5,7
Centro-Oeste 10,8 8,3

Alfabetização de jovens e adultos
: O maior problema do analfabetismo no Brasil refere-se aos analfabetos funcionais, conceito criado para a Unesco para definir pessoas que sabem ler e escrever, mas não são capazes de interpretar e entender o conteúdo. De acordo com o Instituto Paulo Montenegro, do Ibope, 7% dos brasileiros são analfabetos, e 30% têm alfabetização rudimentar

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação