postado em 02/05/2008 19:07
Cientistas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), anunciaram, nesta sexta-feira (02/05), o nascimento do primeiro camundongo produzido in vitro em Santa Catarina. O estabelecimento dessa técnica no Estado deve favorecer novos testes na área de reprodução, tanto humana quanto animal.
O desenvolvimento da técnica é importante, também, para os trabalhos do banco genético de embriões e gametas presente na Univali. ;Com a nova técnica, óvulos e espermatozóides de diversas linhagens poderão ser criopreservados e, quando necessário, descongelados e unidos para o desenvolvimento de um novo animal, além de que poderá servir como ferramenta para estudos relacionados à reprodução humana assistida.;, explicou Vera Lucia Langaro, do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução da Univali.
Sobre o processo de reprodução in vitro, ela explicou ainda que os espermatozóides e os óvulos de camundongo foram colocados em meio de cultura para que ocorresse a fertilização e obtenção de embriões, que foram cultivados em incubadora durante cinco dias. Segundo a pesquisadora, após chegar a este estado, o embrião foi transferido para uma fêmea que serviu de barriga de aluguel.
Atualmente existem 13 mil linhagens de camundongos para utilização no estudo de doenças humanas e, com esta técnica será possível ampliar o material genético presente no banco de embriões criopreservados e também poderá ser utilizada em estudos relacionados a reprodução humana assistida.