postado em 07/05/2008 10:15
A medida que restringe a circulação de caminhões no Centro Expandido da capital paulista deve entrar em vigor a partir do dia 23 de junho, caso o decreto seja publicado na próxima sexta-feira (09/05) como foi anunciado ontem pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes. Segundo ele, a restrição sairá do papel em três etapas, a partir desta semana. O primeiro decreto amplia a área de restrição de 25 km2 para 100 km2 - equivalente ao perímetro do Centro Expandido. Nessa área, os caminhões só poderão circular das 21h às 5h.
As exceções são os caminhões de feira, de mudança, de gás e de combustíveis e betoneiras. Os de feira e de mudança terão até as 16h para fazer carga e descarga; caminhões de gás e betoneiras podem circular até as 12h. E os veículos distribuidores de combustível terão um prazo de 45 a 60 dias para se adaptar às novas regras. Até lá, poderão fazer entrega com duas horas de acréscimo, das 20h às 6h. O mesmo texto definirá uma comissão técnica para analisar possíveis recursos como ocorreu com a lei Cidade Limpa.
Na próxima semana, deve sair o decreto que estabelece as exceções para os Veículos Urbanos de Carga, aqueles que têm 2,2 metros de largura por 6,3 metros de comprimento. ;Os 32 sindicatos ouvidos mandaram propostas sobre os VUCs. Por respeito a eles, estamos acabando de analisar as sugestões;, disse o secretário de Transportes. Ele já adiantou nesta terça (06/05) que a entrega de remédios provavelmente terá um período de adaptação.
Depois da definição dos VUCs, a Prefeitura publicará o decreto que regulamenta a ampliação do rodízio de caminhões para as Marginais do Tietê e do Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes, das 7h às 10h e das 17 às 20h. A decisão será tomada a partir de um projeto de autoria do vereador Jooji Hato que já foi aprovado na Câmara Municipal.