postado em 09/05/2008 16:04
A Petrobras iniciou nesta sexta-feira as obras do último trecho do Gasene, gasoduto dividido em três trechos ligando as regiões Sudeste e Nordeste, que vai permitir a integração das malhas entre as duas regiões. O Gasene está incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e terá 1.387 quilômetros de extensão.
O trecho, cujas obras foram inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será o maior do Gasene. Tem 954 quilômetros de extensão entre as cidades de Cacimbas [estação de tratamento situada em Linhares, no ES] e Catu (BA). A previsão é que as obras sejam concluídas no 1º trimestre de 2010.
O Cacimbas-Catu vai proporcionar ao Nordeste um acréscimo de 20 milhões de metros cúbicos/dia. Isso representa, segundo a Petrobras, quase o dobro do consumo atual da região. Para agilizar as obras, a Petrobras dividiu o traçado em seis partes, com aproximadamente 150 quilômetros cada. Nelas, serão concentradas diferentes frentes de trabalho.
O volume transportado no Cacimbas-Catu, somado ao GNL (Gás Natural Liquefeito) que será importado e estará disponível no terminal de Pecém (CE) permitirá oferta para gerar mais 1.597 MW (megawatts), a partir de 2010, nas térmicas do Nordeste. Nos últimos meses, as usinas da região vinham gerando 440 MW médios.
O gás levado até Catu será levado a outros Estados por meio de dutos da chamada Malha Nordeste, que terá 1.353 quilômetros de extensão e tem conclusão prevista para o final do ano que vem.
Os outros dois trechos do Gasene já estão em operação. A ligação entre Cacimbas e Vitória (ES) tem 103 quilômetros de extensão e está em funcionamento desde novembro do ano passado. O trecho Cabiúnas-Vitória tem extensão total de 303 quilômetros, e opera desde fevereiro deste ano. Esses dois trechos permitiram que a oferta de gás natural no país se elevasse em 7,7 milhões de metros cúbicos/dia, a partir da produção na bacia do Espírito Santo.
"Este empreendimento é um marco na infra-estrutura de transporte de gás natural do país, ao permitir a integração da malhas de gasodutos do Sudeste e do Nordeste. Com a conclusão do trecho Cacimbas-Catu será possível realizar a transferência de gás natural produzido nas bacias do Sudeste para atender aos estados do Nordeste e vice-versa", informou a Petrobras, por meio de nota.