postado em 13/05/2008 10:05
A Prefeitura de São Paulo publica nesta terça (13/05) o primeiro decreto com as novas regras para a circulação de caminhões numa área de 100 quilômetros quadrados, que compreende quase a todo o centro expandido. Atualmente, a área de restrição é quatro vezes menor.
Depois de diversas reuniões com os sindicatos dos setores de carga afetados, a Secretaria Municipal de Transportes abriu exceção para os caminhões de dez setores. Transporte de valores, alimentos perecíveis, remoção de entulho, produtos perigosos e serviços de infra-estrutura são algumas das exceções. Eles podem circular na zona restritiva, exceto no horário de pico, das 17 às 21 horas. Só serviços de emergência, de obras urgentes e de cobertura jornalística ficarão livres integralmente.
Outros dois decretos vão completar a regulamentação: um sobre exceções para veículos urbanos de carga e outro de ampliação do rodízio para caminhões nas Marginais e na Avenida dos Bandeirantes.
Para fiscalizar a restrição, a Secretaria de Transportes informou que vai redistribuir os marronzinhos pela cidade e conta com a instalação de novos radares em 120 pontos. Na segunda (12/05), técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) se reuniram para definir como serão feitos os testes dos aparelhos. No dia 26, os radares começarão a ser instalados na Avenida Escola Politécnica, na zona oeste - os testes começam 15 dias depois.