postado em 16/05/2008 22:35
A polícia deteve esta sexta-feira (16/05) o condutor do barco Comandante Sales, que naufragou no último dia 4 no Rio Solimões, na altura de Manacapuru, a cerca de 60 quilômetros de Manaus, no Amazonas, provocando a morte de 48 pessoas.
Luiz Alves de Sales, de 43 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele é irmão do dono da embarcação, Francisco Sales da Silva, que morreu no acidente. Por telefone, o delegado da 1ª Delegacia Regional de Manacapuru, Antônio Rodrigues da Silva, afirmou que o preso confirmou não possuir habilitação para pilotar o barco.
Sobre as declarações de testemunhas à polícia de que ele estaria bêbado no momento do acidente, o condutor negou. "Ele alegou que havia bebido apenas duas latas de cerveja", afirmou o delegado. À polícia, Luiz contou ainda que no dia do acidente somente ele e seu irmão trabalhavam no barco. Francisco teria guiado o Comandante Sales no início da viagem. Cerca de 10 minutos depois da partida, Luiz assumiu a direção.
Pouco adiante, uma espécie de redemoinho teria provocado o naufrágio. Amanhã, Luiz será levado a um hospital para passar por exame de corpo de delito. Em seguida, ele será encaminhado ao presídio do município.
Antônio Rodrigues disse que cerca de 40 pessoas já foram ouvidas sobre o caso. O delegado pretende concluir o inquérito até o próximo dia 2. As buscas por desaparecidos foi encerrada na segunda-feira passada.