postado em 19/05/2008 19:54
O Museu da Imagem e Som de Pernambuco (Mispe), no centro do Recife, foi interditado na tarde desta segunda-feira após o desabamento de parte do forro do teto de uma das salas do térreo. O local onde houve o acidente não fazia parte das instalações do Mispe, mas todo o prédio foi interditado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que pretende fazer uma reforma no edifício.
O acidente ocorreu por volta das 6h e ninguém ficou machucado. O acervo do museu, no entanto, será encaminhado até o final desta semana para a Casa da Cultura, onde o Mispe funcionará temporariamente.
As obras no espaço deverão começar até o final de junho e, além das reformas estruturais, serão realizados reparos nas instalações elétricas e hidráulicas. O Mispe funciona hoje no 2º e 3º pavimento de um casarão do século 19, que faz parte do corredor cultural da Rua da Aurora. De acordo com o diretor de difusão cultural da Fundarpe, Adelmo Aragão, o custo das obras e a extensão das intervenções dependem ainda do resultado de um laudo que já foi feito no prédio e deverá ser entregue até amanhã.
"Antes deste acidente nós já tínhamos encomendado uma perícia porque estava dentro do planejamento da fundação aumentar e reestruturar as instalações do acervo", explicou. Aragão disse ainda que no térreo do casarão, onde houve o desabamento, funcionava uma associação de artistas plásticos que deverá ser relocada para dar mais espaço ao material do museu.
Desde o ano passado a Fundarpe vem investindo em outros acervos do estado como o do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), o Museu do Estado (Mepe), o Museu de Arte Sacra, a Torre Malakoff e a própria Casa da Cultura, que irá abrigar o Mispe provisoriamente. "Quando o acervo voltar para a Rua da Aurora voltará maior. Vamos integrar todo o equipamento de vídeo e som do Espaço Passárgada, que também será reformado", completou Adelmo Aragão. Ao todo, a Fundarpe pretende investir cerca de R$ 2,5 milhões nestas reformas.
Material
O acervo do Mispe é composto por mais de 6 mil peças, entre discos, fitas de áudio, cartazes, cartões-postais, fotografias e slides. O local abriga ainda cerca de 100 filmes em película, principalmente documentários de curta-metragem e um setor especial de recortes de jornais. Fazem parte do acervo também mais de duas mil partituras musicais, dentro do projeto Memória Musical de Pernambuco.