postado em 22/05/2008 13:55
Rio de Janeiro - Mais de duas mil pessoas preparam nesta quinta-feira (22/05) as celebrações de Corpus Christi na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Representantes de 50 paróquias montam um tapete de sal com cerca de 300 metros em uma das principais avenidas da cidade. Os desenhos dos tapetes representam dogmas da Igreja e são feitos com sal grosso e fino. Os artistas usam também outros materiais como café, serragem e cipó.
Da paróquia Santa Rosa de Viterbo, a artista plástica católica Sandra Helena conta a história de diversas igrejas por meio da cartolina e de pedaços de corda, que compõem os detalhes. Para ela, a montagem dos tapetes é uma forma de unir os cristãos da cidade. "É um momento de fé e harmonia".
Já para a professora Elisângela Souza da Silva, o momento religiosos é importante para chamar atenção aos problemas do cotidiano como a violência. "Há tanto tempo a gente vem pedindo a paz, que este ano resolvemos colocar isso no nosso tapete", disse.
A montagem dos tapetes na Avenida Amaral Peixoto em Niterói começou por volta das 7h da manhã e deve terminar até as 15h, quando uma procissão da Arquidiocese de Niterói passará sobre os tapetes. A expectativa dos organizadores é de receber mais de cinco mil pessoas durante a procissão. Os fiéis devem também participar da missa marcada para as 16h.
No centro da capital fluminense, a Arquidiocese do Rio também prepara celebrações religiosas. A partir das 14h, os fiéis devem começar a se concentrar para uma procissão na Avenida Rio Branco.