postado em 26/05/2008 10:47
Ativistas do Greenpeace organizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Uma baleia inflável, de 15 metros de comprimento representando um exemplar da espécie jubarte, simbolizava a intenção dos manifestantes: pedir um posicionamento mais firme do governo brasileiro na próxima reunião da Comissão Internacional da Baleia, prevista para a última semana de junho, no Chile. Participarão do evento 74 países do mundo todo. O Brasil propôs a criação do Santuário das Baleias do Atlântico Sul e se coloca como um país conservacionista.
[VIDEO1]
A ação do Greenpeace foi rápida e logo os seguranças do Palácio do Planalto pediram que os ativistas tirassem a baleia das proximidades do local de trabalho do presidente Lula e a colocassem na Praça dos Três Poderes, localizada em frente ao Planalto. Os ativistas do Greenpeace aguardam uma resposta da Secretaria Geral da Presidência para a entrega de um abaixo-assinado, com 13 mil assinaturas colhidas em todos os estados brasileiros, em prol da criação do santuário.
Segundo a coordenadora da Campanha de Baleias do Greenpeace, Leandra Gonçalves, 26 anos, a expectativa com o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, é grande. "Esperamos que Minc seja o porta-voz da vontade da população brasileira para a conservação de baleias nesta reunião mês que vem no Chile", diz Leandra. Dependendo da resposta dessa ação, o Greenpeace prevê a realização de outras manifestações com o mesmo fim.