postado em 27/05/2008 12:49
Em uma apresentação no Hotel Grand Bittar, em BrasÃlia, membros do governo e da Organização Mundial de Saúde (OMS) lançaram a nova campanha de combate ao fumo. O tema é ;Fique esperto, começar a fumar é cair na deles;. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão comentou sobre a agressividade das imagens que serão colocadas nas embalagens de cigarro. ;As imagens foram feitas com base em pesquisas e depoimentos dos proprios fumantes;, afirmou.
O diretor da Iniciativa Livre do Tabaco da OMS, Douglas Bettcher, falou do estudo sobre a polÃtica nacional de controle do tabagismo. Apesar de não estar concluÃdo, o representante adiantou uma série de recomendações. ;Em algumas áreas devem ser consideradas a taxação de impostos e preços do produto. O grupo de estudo recomendou um aumento sistemático de impostos e a implementação de uma lei de ambientes livres de tabaco em 100%" , afirmou Bettcher.
Entre as imagens que serão incluÃdas nos maços de cigarro - e que fazem parte do terceiro grupo de advertências lançadas pelo ministério - está a de um pé mutilado pela gangrena, a de um bebê morto dentro de um cinzeiro e a de uma pessoa que respira por meio de aparelhos e é observada pela famÃlia.
No Brasil, desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserir nas embalagens advertências sanitárias ilustradas com fotos e o número do telefone do Disque Saúde - Pare de Fumar, serviço de atendimento gratuito do Ministério da Saúde que tem como objetivo apoiar fumantes a deixar o vÃcio. O Brasil foi o segundo paÃs a adotar essa medida no mundo, depois do Canadá.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil possui 23 milhões de fumantes e registra Ãndices de até 200 mil mortes por ano provocadas pelo consumo do tabaco. Apenas em assistência médica, o custo para o paÃs gira em torno de R$ 400 milhões ao ano não inclusos gastos com atendimento ambulatorial, realização de exames e consumo de medicamentos.
No próximo sábado (31/05), será comemorado o Dia Mundial sem Tabaco.
Confira no a nova campanha cujos Maços de cigarro trarão imagens mais chocantes sobre os males do fumo