postado em 27/05/2008 20:07
O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) entrou, na tarde desta terça-feira (27) com ação civil pública, com pedido de liminar, em desfavor do estado da Paraíba e da União, para garantir a realização da cirurgia do bebê João Pedro Santos, portador de cardiopatia congênita grave, fora do estado da Paraíba. O paciente, hoje com quase três meses de vida, sofre de cardiopatia grave e necessita de uma cirurgia denominada Transposição dos Grandes Vasos. A ação é assinada pelo procurador da República Duciran Van Marsen Farena.
Hoje, a médica responsável informou que a criança se encontra em condições de ser transferida. No entanto, até agora, a Secretaria de Saúde do Estado nada providenciou quanto à transferência e internação da criança. Para o Ministério Público Federal, isso decorre do fato de que a Secretaria de Saúde pretende aguardar até o dia 06 de junho, quando surgirá uma vaga na Central Nacional de Regulação da Alta Complexidade, em Campo Largo, no Paraná.
Ocorre que João Pedro já passou da idade ideal para fazer o procedimento cirúrgico e não pode aguardar mais tanto tempo, pois o tipo de cirurgia que ele precisa deveria ter sido feita até os dois meses (ele já tem quase três meses).