postado em 30/05/2008 16:13
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira (30) que os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia lançarão, no mês que vem, uma rede nacional de pesquisa em células-tronco. Inicialmente, o Ministério da Saúde disponibilizará R$ 25 milhões para pesquisas.
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, que confirmou a constitucionalidade da Lei de Biossegurança e liberou a pesquisa com células-tronco embrionárias, Temporão disse que o ministério dará apoio "institucional, técnico, político e financeiro" às pesquisas. Para ele, o País já desperdiçou três anos de estudos.
"Essa será uma rede de conhecimento e não fisicamente estruturada. Servirá para integrar um conjunto de instituições e entidades que irão trabalhar em cima de alguns princípios e objetivos", explicou Temporão.
As pesquisas com células-tronco embrionárias foram liberadas nesta quinta-feira (29) a partir de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Os estudos haviam sido autorizados pela Lei de Biossegurança, em 2005, mas foram paralisados devido a uma ação direta de inconstitucionalidade da Procuradoria-Geral da República (PGR).