postado em 04/06/2008 18:21
Os casos de hanseníase registrados no estado do Piauí em 2007 revelam uma situação alarmante. Isso porque do total de 1.417 novos casos da doença, 670 foram diagnosticados já na forma avançada da hanseníase, conhecida como multibacilar. Os outros 747 casos foram identificados no estágio inicial da doença, denominada paucibacilar. Em 2006, a região registrou 1.360 novos casos de hanseníase.
A técnica em vigilância em saúde pública da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, Lindalva Marques, alertou que os índices podem ser ainda mais altos. Segundo ela, o órgão enfrenta dificuldades para levantar o número real de incidência da hanseníase no estado por conta da demora, por parte de alguns municípios, em enviar os dados.
;Nesses últimos dois anos, o número de novos casos [no Piauí] tem diminuído, mas isso não quer dizer que estamos no controle da hanseníase. Está faltando mais empenho das equipes de saúde. A doença é negligenciada até por causa do preconceito. Ainda tem muitos profissionais que têm medo de trabalhar com hanseníase;, disse a técnica.