postado em 04/06/2008 21:17
Os homens são as maiores vítimas do aumento da violência com uma taxa de mortes por homicídio mais de 10 vezes superior à das mulheres. Essa é uma das conclusões do relatório divulgado nesta quarta-feira (04/06) com o objetivo de traçar um panorama dos principais temas relacionados ao desenvolvimento sustentável no Brasil. O relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uniu 60 indicadores das áreas ambiental, social, econômica e institucional do país.
Enquanto os homens têm 50,5 homicídios por 100 mil habitantes, as mulheres apresentam uma taxa de 4,2 mortes. O IBGE ainda destaca que a diferença vem crescendo nos últimos anos. Em 1992, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes entre os homens era de 35,6% e a de mulheres era de 3,2%. Enquanto o índice das mulheres subiu um ponto percentual, o dos homens cresceu 14,9 pontos percentuais.
Os registros utilizados para a elaboração do relatório foram obtidos junto às secretarias estaduais de saúde, por meio das declarações de óbito, e processados pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância de Saúde e Divisão de Análise em Situação de Saúde, disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade.