Brasil

Começa nesta quinta a Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais

Encontro acontece em Brasília e deverá reunir cerca de mil pessoas. Objetivo é propor políticas públicas e elaborar um Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da população GLBT

postado em 05/06/2008 09:31
O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), abre nesta quinta (05/06), a Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT). O encontro é o primeiro do gênero no mundo realizado por iniciativa governamental ; convocado por decreto, assinado em 28 de novembro de 2007, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Conferência Nacional vai reunir cerca de mil pessoas, incluindo 600 delegados da sociedade civil organizada (60%) e do poder público (40%), escolhidos em conferências municipais e estaduais realizadas em todas as unidades da Federação, que contaram com mais de 10 mil participantes. As discussões seguem até o dia 8, com o tema central Direitos Humanos e Políticas Públicas: O caminho para garantir a cidadania GLBT. O objetivo é propor políticas públicas e elaborar um Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBT e definir estratégias para fortalecer o programa Brasil sem Homofobia, da SEDH, de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual.

As discussões da Conferência abordarão 16 subtemas distribuídos em dez grupos de trabalho definidos pelo Texto-Base. Além de Direitos Humanos, os temas incluem Saúde; Educação; Justiça e Segurança Pública; Cultura e Turismo; Trabalho, Emprego e Previdência Social; Cidades Comunicação e Esportes; Igualdade Racial e Mulheres. Os temas transversais envolvem Idosos; Pessoas com Deficiência Física; Infância, Adolescência e Juventude e Legislativo.

Brasil sem Homofobia
Desde de 2004, o programa ;Brasil Sem Homofobia;, coordenado pela SEDH/PR, conta com 44 Centros de Referência em Direitos Humanos na prevenção e no combate à homofobia, e no apoio às vítimas de discriminação, envolvendo nove Núcleos de Pesquisa sobre a população GLBT em universidades federais e 28 Projetos de Capacitação de agentes e entidades que atuem na defesa da diversidade sexual e dos direitos da comunidade GLBT.

Serviço:
Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT)
Local: Centro de eventos Brasil 21, setor hoteleiro Sul,
Quadra 6, conjunto A, Complexo Meliá
Quando: de 5 a 8 de junho
Horário da cerimônia de abertura dia 5 de junho: 19 horas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação