postado em 05/06/2008 16:09
A Polícia Federal (PF) prendeu 17 pessoas acusadas de envolvimento em um esquema que permitia regalias a presos da Penitenciária de Serrotão, em Campina Grande (PB) em operação deflagrada nesta manhã contra o tráfico de drogas e de armas na região. Segundo a PF, foram encontrados na penitenciária imóveis, mobiliados, que seriam usados por integrantes do esquema e alugados para outros detentos. As construções possuíam até televisões de plasma.
Entre os detidos estão dois policiais militares, ex-diretor e ex-vice-diretor da unidade, e dois agentes penitenciários. Houve ainda a apreensão de pelo menos cinco carros e quatro motocicletas, além de uma arma a pequena quantidade de crack. O caso era investigado pela Operação Albergue desde o ano passado. De acordo com a PF, os detentos pagavam propinas para funcionários da penitenciária para ficarem na rua, em vez de voltar para a unidade à noite.
A denuncia sugere a existência de uma ;tabela; para se alcançar benefícios pessoais. Quanto mais multas aplicadas, mais folgas aos finais de semana. Os fiscais são avaliados periodicamente e o resultado tem relação com as folgas. Entre os itens avaliados está o total de autuações válidas.