Brasil

Líderes se reúnem no Rio para discutir propostas de combate à pobreza

;

postado em 07/06/2008 11:58
Rio de Janeiro - A campanha Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida realiza hoje (07/06) plenária dos comitês estaduais na zona portuária do Rio de Janeiro. A coordenadora de Ações Sociais da Ação da Cidadania, Valeska Xavier, disse que durante a plenária ;serão construídas propostas para os candidatos a prefeito no sentido de comprometê-los com ações políticas públicas de combate à miséria;.

Durante o encontro, cerca de 400 a 500 líderes comunitários se dividirão em grupos temáticos para elaborar as propostas. O ato de entrega das proposições aos candidatos à prefeitura da capital fluminense está programado para o dia 7 de setembro, durante Grito dos Excluídos, manifestação que reúne movimentos sociais de todo o país.

Valeska Xavier afirma que o movimento precisa organizar ações da sociedade para uma mudança mais estrutural. "A gente hoje organiza e discute ações sobre a questão da educação. A nossa bandeira agora é a reivindicação por uma educação de qualidade;, diz.

Durante o encontro, a Ação da Cidadania vai anunciar a criação do Dia da Luta Cidadã. A data escolhida foi o dia 30 de maio e tem o objetivo de homenagear o economista Maurício de Andrade, coordenador do movimento, falecido em julho do ano passado. A Ação da Cidadania foi criada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, morto em agosto de 1997. Como seus dois irmãos, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário, Betinho era hemofílico e tornou-se portador do vírus da Aids após uma transfusão de sangue.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação