postado em 11/06/2008 18:50
O ministro da Educação, Fernando Haddad, atribuiu aos esforços de professores e diretores escolares o avanço no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), verificado em todas as regiões do país. Vinte e seis unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, cumpriram a meta de 2007 para a 4ª série do ensino fundamental, enquanto 25 antingiram o objetivo em relação à 8ª série. O pior desempenho foi do ensino médio: apenas 17 estados conseguiram alcançar as metas estabelecidas pelo MEC.
Para ele, os resultados positivos devem-se ao foco dos projetos pedagógicos na aprendizagem. "É claro que é importante que a escola seja bem cuidada e o professor bem remunerado. Mas o mais importante é garantir o direito fundamental do cidadão de aprender. Essa é a missão da escola pública, que está sendo recuperada", afirmou o ministro nesta tarde, em entrevista coletiva.
Embora as notas refiram-se também às escolas privadas, Haddad garantiu que os avanços no índice devem-se, majoritariamente, ao desempenho dos colégios públicos, responsáveis por mais de 90% das matrículas do ensino fundamental. Questionado se as metas para 2007 foram tímidas, o que explicaria o salto verificado, o ministro negou, afirmando que essas foram traçadas de acordo com a realidade de cada rede de ensino e que podem ser revistas no futuro.
Satisfeito com o resultado, Haddad lembrou que o caminho ainda é árduo. "Um pequeno trecho do nosso longo percurso foi cumprido. Não podemos arrefecer", disse.