postado em 12/06/2008 16:20
A secretaria de Cultura do estado de São Paulo confirmou que a Estação Pinacoteca foi assaltada por três homens armados, por volta do meio-dia desta quinta-feira (12/06.Eles conseguiram render os atendentes e entraram no prédio.
Foram levadas quatro obras: duas de Picasso, um de Segall e um Di Cavalcanti. Os quadros pertencem à Fundação José e Paulina Nemirovsky. De acordo com o comunicado da secretaria, as obras têm um valor estimado em R$ 1 milhão e estavam expostas no segundo andar do edifício.
Assessoria do museu informou que o local possui câmeras de segurança. O prédio foi fechado e será reaberto nesta sexta-feira (13/06). A polícia está investigando o crime. Os quadros roubados são os seguintes: Casal (1919), de Lasar Segall, guache sobre cartão; O pintor e seu modelo (1963), de Pablo Picasso, gravura a água-tinta, ponta-seca e buril sobre papel; Minotauro, bebedor e mulheres (1933), de Pablo Picasso, gravura a água-forte sobre papel; Mulheres na janela (1926), de Di Cavalcanti, pintura a óleo sobre cartão.
A Secretaria de Estado da Cultura acrescentou que se pronunciará após a conclusão das primeiras investigações.