postado em 17/06/2008 13:08
A regularização fundiária na região amazônica será prioridade do Plano Amazônia Sustentável (PAS). O anúncio foi feito pelo ministro extraordinário de assuntos estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, durante a primeira reunião do grupo executivo da comissão gestora do PAS na manhã desta terça-feira (17/06). "Se há um problema com prioridade é tirar a Amazônia do caldeirão de insegurança judicial que se encontra", afirmou Unger.
Participaram do encontro os ministros Carlos Minc, do Mistério do Meio Ambiente, Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, Reinhold Stephanes, da Agricultura, Nelson Jobim, da Defesa e Edson Lobão, de Minas e Energia.
Além da regularização fundiária, foram discutidas as estratégias para os outros eixos do plano. Serão adotadas ações contra o desmatamento, incentivo à cooperativas de produtores da região, investimento em transporte na Amazônia, condições de sustentabilidade para as comunidades locais, capacitação de recursos humanos na área acadêmico-científico e instalação de indústrias agroflorestais.