postado em 19/06/2008 12:14
A Força Nacional de Segurança Pública ampliou a atuação no Rio de Janeiro. Soldados e oficiais também estão patrulhando a orla carioca, a Linha Vermelha ; que liga a capital a São João de Meriti ; e a Linha Amarela, usada para fazer o trajeto entre a Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, e a Ilha do Fundão. O policiamento já era feito em algumas favelas desde o ano passado.
Segundo o diretor da Força Nacional, Coronel Luiz Antônio Ferreira, o patrulhamento nas vias expressas e na orla está sendo feito durante a noite. ;É um reforço da Força Nacional no Rio de Janeiro. Na orla, estamos patrulhando do Leme (na zona sul) até o Recreio (na zona oeste)".
Os agentes da Força Nacional ocupam, desde de junho do ano passado, os arredores das favelas do Complexo Alemão, na zona norte, em um trabalho conjunto com policiais militares, para o combate ao tráfico de drogas na região.
O coronel, no entanto, não quis falar sobre os motivos da ampliação do patrulhamento e disse apenas que foi ;uma questão de planejamento;. Ele também não informou quantos agentes da Força Nacional estão envolvidos.
Sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Força Nacional foi criada para atuar em situações de calamidade, casos de crise aguda nos estados ou de acontecimentos que exijam reforço na segurança, desde que seja requisitada pelo governo estadual.