postado em 20/06/2008 09:22
A Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana - presidida pelo ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi - estará no Rio nesta quinta (20/06), a partir das 10h, para uma série de reuniões.
O grupo vai se encontrar com parentes das vítimas e autoridades civis e militares envolvidas nas investigações da tortura e morte de três jovens moradores do Morro da Providência.
A comissão é formada pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, pela subprocuradora-geral da República e procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Gilda Pereira de Carvalho e pela professora de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Flávia Piovesan. O ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Fermino Fechio, também acompanha a comissão.
O grupo vai ouvir moradores e acompanhar os inquéritos em andamento para garantir que os procedimentos judiciais resultem em punição exemplar dos responsáveis. A comissão se reúne às 10h, com autoridades militares, no Comando Militar do Leste. Em seguida, às 11h30, tem encontro com o delegado Ricardo Dominguez, encarregado das investigações na esfera policial. Depois, vai ao Ministério Público, na sede da 4ª Delegacia Policial, na Central do Brasil.
Às 13h, o grupo tem encontro com parentes das vítimas e a comunidade do Morro da Providência, na Associação de Moradores do morro. Às 15h30, dá entrevista na Universidade Cândido Mendes, no centro.