postado em 23/06/2008 14:34
O Ministério da Saúde autorizou o funcionamento de mais nove estabelecimentos para a realização de transplantes de órgãos no país. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o coordenador nacional do Sistema de Transplantes do ministério, Abrahão Salomão Filho, explicou que as nove intuições vão substituir unidades que não têm apresentado números satisfatórios de cirurgias.
;Na realidade o credenciamento de novas unidades se prende mais ao fato de que elas viriam substituir as que estão credenciadas e que não estão funcionando devidamente;, explicou. Por ano, são realizadas no país cerca de 3,2 mil transplantes por ano, a maior parte de córneas e rins.
O coordenador destacou que as novas unidades representam mais uma esperança de vida aos pacientes que aguardam doação de órgãos. Ele orienta as pessoas que desejam se tornar doadores a conversar antes com a família, para ;deixar bem claro o seu desejo;.
;Não é necessário deixar nada escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento do óbito. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até quarto grau ou com autorização judicial;, esclareceu.