postado em 02/07/2008 21:03
A direção da Penitenciária de Alcaçuz, em Natal (RN), descobriu, na tarde desta quarta-feira (2/07), após o horário de visita íntima do presídio, buracos nas paredes que dividem quatro celas do pavilhão 4. Segundo o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte, Leonardo Arruda, os presos se aproveitaram da paralisação dos agentes penitenciários e provavelmente tentariam uma fuga à noite.
"À noite, eles iriam aumentar os buracos e se concentrar no buraco da última cela", disse Arruda, acrescentando que a ala onde as celas tiveram as paredes quebradas abrigava 58 detentos. Em todo pavilhão, destinado a presos provisórios, com capacidade para 120 vagas, havia 95 detentos, segundo o secretário.
Leonardo Arruda informou que, no momento da descoberta, apenas um agente penitenciário trabalhava no pavilhão. Apesar disso, ele disse que os agentes chegaram a um acordo com o governo e decidiram retomar as atividades. Durante o período de paralisação, a Polícia Militar estava apoiando o trabalho de segurança no presídio, informou Arruda.
O secretário acrescentou que será aberto um procedimento disciplinar para investigar a ocorrência. Segundo ele, os presos abrigados nas celas danificadas serão autuados por dano ao patrimônio público. "Ainda bem que tudo foi descoberto a tempo", finalizou o secretário Leonardo Arruda.