postado em 03/07/2008 12:19
A comissão especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) acompanha as investigações do envolvimento de membros do exército na ação que resultou na morte de três jovem no morro da Providencia, no Rio de Janeiro. Na manhã desta quinta (03/07) a comissão apresentou um relatório parcial das reuniões com autoridades do comando militar do leste, polícia civil e com familiares das vítimas, além de lideranças comunitárias.
O relatório apontas questões a serem elucidadas, como informações contraditórias acerca do tempo de permanência dos três jovens sobre o poder do exército. ;É uma questão importante na elucidação do caso e também um elemento central;, disse a professora de direito constitucional e membro do conselho Flávia Piovesan.
O relatório é parcial e aponta como necessário o esclarecimento a respeito da promíscua relação entre as forças armadas e o crime organizado. Sugere entre as medidas a serem adotadas o estudo dos casos de crimes e desacatos registrados a fim de avaliar a dinâmica dos fatos. ;Para perceber se não está camufalando um abuso de autoridade;, afirmou a professora.