postado em 03/07/2008 19:31
A Polícia Federal vai investigar uma suposta atuação de grupos ligados ao movimento skinhead em Pernambuco. O procedimento foi solicitado pelo Grupo Gay Leões do Norte. A entidade aponta a presença de cartazes incitando a homofobia afixados em locais públicos do município de Cabo de Santo Agostinho.
O material, que traz ilustrações preconceituosas de relacionamentos homoafetivos, é assinada pela Frente Nacionalista de Pernambuco e pelos Carecas do Brasil. Integrantes do movimento, vinculado ao nazismo, foram presos em Porto Alegre na semana passada sob a acusação de atos de violência e preconceito contra homossexuais.
De acordo com a PF, o grupo, de abrangência nacional, tem comunidades no site de relacionamentos Orkut, nas quais articula atos de agressão em vários locais do Brasil. Segundo o assessor de comunicação da Polícia Fededral, Giovanni Santoro, as investigações serão levadas à frente e, caso seja detectado que o grupo promove ou promoveu algum tipo de violência contra homossexuais, a informação será repassada para a Secretaria de Defesa Social, competente para tratar do caso.
Estatísticas apuradas pelo Grupo Leões do Norte dão conta de que 12 homossexuais forma mortos em Pernambuco este ano.