postado em 08/07/2008 18:59
O Departamento de Investigação Antidrogas da Polícia Civil de Minas Gerais apresentou nesta terça-feira (08/07), em Belo Horizonte, nove pessoas, dentre elas uma adolescente de 17 anos, suspeitas de integrar duas quadrilhas de tráfico de drogas que atuavam na capital mineira. A ação que resultou nas prisões foi batizada de "Operação Abacaxi", em referência à atividade comercial paralela mantida pelos integrantes de um dos grupos como disfarce para vender as drogas.
De acordo com o delegado Euler Costa da Cruz, a participação da população através do 181 foi decisiva para a localização das quadrilhas. ;Todas informações coletadas no disque-denúncia são checadas e trabalhadas de modo que nos permitam ações como esta, por isso a participação popular é fundamental;, pontua.
Quadrilha do abacaxi
Wagner Resende do Prado, o ;Waguinho;, suposto líder de um dos grupos de traficantes, foi preso em sua casa, no bairro Lagoa, em Betim (MG). Com ele os policiais apreenderam 15 quilos de pasta base de cocaína que seria utilizada na produção do equivalente a cerca de 50 quilos de crack. Com a ajuda da adolescente ele refinava a droga, vendida em barracas de abacaxi, que funcionavam como disfarce para o tráfico nas cidades de Contagem e Betim, e também na região Noroeste de Belo Horizonte.
Euler Costa lembra que apreensões de drogas como esta - de traficantes de médio e grande porte - são fundamentais para desestruturar as quadrilhas e retirar drogas do mercado. ;Os 15 quilos de pasta de cocaína apreendidos significam que 50 mil pedras de crack não chegarão nas mãos dos usuários;, explica.
Preso no shopping
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão os policiais recolheram 44 quilos de maconha em um veículo usado por dois integrantes de outra quadrilha. A droga seria distribuída em Ubá, na Zona da Mata mineira. O responsável pelo carregamento, Francisco Alves, o ;Coroa;, foi preso quando fazia compras em um shopping no Centro de Belo Horizonte.
O suspeito é foragido da justiça de Juiz de Fora há dois anos e possui uma extensa ficha criminal. Em 1993, ele foi preso com um carregamento de 150 quilos de cocaína.