postado em 11/07/2008 16:35
A Justiça Federal concedeu habeas corpus para as sete pessoas presas pela Polícia Federal na Operação Bicho Mineiro, realizada nessa quinta-feira (10/07) em Varginha, no Sul de Minas. Os presos estavam na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e voltaram na manhã desta sexta-feira para Varginha.
O objetivo da operação era desmantelar uma organização criminosa baseada em Varginha e que estaria praticando estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, evasão de divisas e de lavagens de dinheiro. Foram cumpridos sete mandados prisões, sendo quatro preventivos e 18 mandados de busca e apreensão em Varginha, Eloi Mendes, Boa Esperança e Guapé, em Minas, Angra dos Reis (RJ) e em São Paulo (SP).
As investigações tiveram inicio em setembro de 2007, no curso da Operação Roterdam, quando surgiram indícios de que empresários ligados às atividades de comércio e de exportação de café, usavam laranja/testas-de-ferro e empresas sediadas em paraísos fiscais (off-shores).