postado em 24/07/2008 19:25
Um pequeno gesto, mas fundamental. Colocar os recém-nascidos prematuros para dormir na posição correta pode ser um ato decisivo para evitar tragédias como a que envolveu a família das gêmeas Taís e Letícia Ribeiro. De acordo com laudo parcial do Instituto Médico Legal, a principal causa da morte das meninas foi asfixia por sufocação, que pode ter sido ser causada, entre outras coisas, pela aspiração do líquido do refluxo (vômito).
De acordo com o presidente do Comitê de Gastroenterologia Pediátrica da Sociedade Mineira de Pediatria, o médico Marco Antônio Duarte, para diminuir as chances dessa aspiração é importante que os bebês sejam colocados para dormir na posição de trinta graus em relação à cama, sempre com a barriga para cima (decúbito supino), o que evita que a criança engula o vômito. Outra opção é colocar o bebê com a barriga virada para o lado direito (decúbito lateral direito), o que diminui a possibilidade de refluxo. Além disso, a alimentação deve ser dada em pequenos volumes e freqüentemente.
Segundo Duarte, embora não existam estudos que comprovem esta relação direta, a grande maioria dos bebês que sofre morte súbita é encontrada fora dessa posição, em com a barriga para baixo (decúbito prono).