postado em 04/08/2008 16:26
SÃO PAULO - Dois bandidos invadiram uma casa na Rua Pedro Marques, no Jardim Caprioti, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e fizeram sete pessoas de uma mesma família refém desde 6h30m da madrugada desta segunda-feira (04/08). A família é dona de um mercadinho que fica no mesmo terreno e ficou quatro horas e meia em poder dos criminosos.
Testemunhas teriam visto os ladrões entrarem na casa e chamaram a polícia, que cercou a residência e iniciou negociação. Por volta de 9h, os ladrões liberaram duas crianças. As meninas saíram assustadas, uma delas levando um cachorrinho da família. Por volta de 10h30m, duas mulheres que estavam na casa foram libertadas em troca de alimentos. O drama só terminou às 10h55m, quando os bandidos saíram com as mãos para cima e foram algemados.
Três reféns - dois homens e uma criança - foram mantidos na residência até o fim da negociação. Um advogado foi chamado pelo delegado da área para ajudar nas conversas. Os bandidos estavam armados com facas e não portavam arma de fogo. Eles exigiram a presença da imprensa para negociar e disseram estar preocupados com a integridade física. Uma das exigências para libertar os reféns foi alimentação.
A família contou à polícia que essa foi a segunda tentativa de assalto ao mercado que ela tem, e que fica no mesmo terreno. Há uma ligação entre a casa e o estabelecimento. Suspeita-se que os mesmos criminosos participaram da primeira tentativa de roubo. Uma das vítimas, José Carlos Okatsu, afirmou que volta ao trabalho ainda nesta segunda. ;Agora é voltar à rotina, trabalhando. Vou abrir o mercado agora. O pessoal já está esperando;, afirmou Okartsu, ao deixar a casa.
A negociação foi conduzida por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e familiares dos criminosos também foram chamados para ajudar nas negociações.
Um suspeito de integrar a quadrilha foi preso ainda do lado de fora. Ele estava armado e, segundo a polícia, daria cobertura ao bando. Os bandidos chegaram a aparecer na janela para negociar com a polícia, com o rosto coberto, mas a maior parte das conversas foi feita por celular.
Em Itapira, a 1467km da capital paulista, um outro crime brutal aconteceu neste fim de semana. Bandidos assaltaram uma residência, levaram o dono da casa a um canavial e o mataram ateando fogo ao corpo. Três suspeitos de praticar o crime foram presos na tarde de domingo.
Segundo a polícia, os assaltantes invadiram a casa de um casal no bairro Brás Cavenagui e roubaram aparelhos eletrônicos, que foram colocados no carro das vítimas. O casal foi amarrado e levado para um canavial, onde foi agredido. A mulher desmaiou e o homem morreu depois que teve o corpo queimado pelos criminosos. Pessoas que trabalham próximo ao canavial encontraram o corpo, apagaram o fogo e socorreram a mulher. O corpo da vítima está no Instituto Médico Legal (IML) de Mogi Guaçu.