Brasil

Governo adotará medidas para impedir fraudes no sistema de transplantes, diz ministro

;

postado em 05/08/2008 22:17
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse na noite desta terça-feira (05/08) que em setembro, quando o Sistema Nacional de Transplantes completará dez anos, o governo vai ;apresentar à sociedade uma série de medidas que vão fortalecê-lo, expandi-lo e qualificá-lo;.

Temporão deu a informação ao ser perguntado pela Agência Brasil sobre as providências que seriam tomadas pelo Ministério da Saúde para evitar fraudes no sistema público de transplantes, como a descoberta recentemente pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. Temporão não quis, entretanto, adiantar quais as medidas que deverão ser adotadas pelo governo.

O transplante de órgãos no sistema público de saúde, enfatizou o ministro, é uma conquista da sociedade brasileira. ;O Brasil é hoje o segundo país do mundo em número de transplantes de órgãos. E tem o mais importante sistema público de transplantes de órgãos;, destacou Temporão, ao participar da III Mostra Nacional de Produção e Saúde da Família, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

;Hoje, o Programa Saúde da Família cobre 90 milhões de brasileiros;, revelou Temporão. Segundo ele, o governo quer ampliar a cobertura para pelo menos mais 60 milhões de pessoas. Já para 2010, acrescentou o ministro, a meta é atingir 140 milhões de brasileiros.

A segunda meta do Ministério da Saúde é fazer com que o programa chegue às periferias das grandes cidades. Atualmente, o Saúde da Família ainda é inexpressivo nas regiões metropolitanas. A exceção é Belo Horizonte, cuja cobertura alcança cerca de 80% da população.

Além disso, o governo pretende aperfeiçoar o Saúde da Família para torná-lo a porta de entrada para todas pessoas que usam os serviços públicos de saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação