Brasil

Para polícia, roubo na Pinacoteca não foi encomendado

;

postado em 08/08/2008 09:47
Os ladrões que invadiram a Estação Pinacoteca de São Paulo estavam atrás de compradores para as obras de Picasso, Lasar Segall e Di Cavalcanti levadas do museu no dia 12 de junho. "Não houve encomenda. Se o roubo tivesse sido encomendado, essas obras não estariam mais em um conjunto habitacional na zona leste de São Paulo", afirmou o diretor do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), delegado Youssef Abou Chaim.

Na quarta (08/08), investigadores do Deic localizaram mais duas das obras levadas pelos bandidos. São os quadros ;Mulheres na Janela; (1926), de Di Cavalcanti, e ;O Casal; (1919), de Lasar Segall. Youssef afirmou que o roubo dos quadros não tem relação com o furto de um Picasso (;Retrato de Suzanne Bloch;, avaliado em US$ 50 milhões) e de um Portinari (;O Lavrador de Café;, US$ 5,5 milhões), ocorrido em 21 de dezembro de 2007, no Masp. "Pode haver inspiração, mas não ligação", afirmou.

Os dois quadros recuperados ontem se somam à gravura ;O Pintor e Seu Modelo; (1963), encontrada pelos homens da Delegacia Seccional de Guarulhos no dia 19 de julho, também na zona leste da capital paulista. Agora, apenas uma gravura de Picasso - intitulada ;Minotauro, Bebedor e Mulheres;, de 1933 - permanece nas mãos dos criminosos.

Bom Estado

Os dois quadros não sofreram nenhum dano, segundo Marcelo Araújo, diretor da Estação Pinacoteca. Ele recebeu as peças da polícia ontem à tarde. O museu reforçou seu sistema de segurança, depois do roubo. Um detector de metal foi instalado na entrada. A Pinacoteca do Estado deve ampliar ainda mais o sistema de segurança da Estação Pinacoteca e do prédio principal do museu, no Parque da Luz, na região central. "Não podemos revelar quais serão as novas medidas adotadas, mas tudo estará concluído até o fim do ano", afirmou Araújo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação