postado em 15/08/2008 18:00
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta sexta-feira (15/08) que o desmatamento na Amazônia em julho caiu de 50% a 60% na comparação com junho. Na relação com julho de 2007, a queda teria ficado entre 60% e 70%, de acordo com Minc.
"Na relação do desmatamento, de junho para julho, houve queda de 50% a 60%. Na relação com julho de 2007, a queda fica entre 60% e 70%", disse Minc.
Os dados antecipados nesta sexta por Minc serão divulgados oficialmente no fim do mês pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O ministro atribuiu a queda a vários fatores. "Além de ir de em cima da área do campo e das madeireiras, a nova estratégia foi pegar os entrocamentos rodoviários. Fizemos portais na BR 164 e na BR 163. Não se vê mais caminhão com tora ilegal. Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Exército e Aeronáutica foram com tudo para cima. O segundo fator é que em 1° de julho entrou em vigor a resolução do Banco Central que não dá crédito a quem estiver desmatando ilegalmente".
Além disso, segundo Minc, acordos feitos com o setor produtivo ajudaram a reduzir o desmatamento. "O terceiro é que começaram a gerar efeitos os acordos feitos com os setores produtivos: pacto da soja, pacto da madeira e o pacto do minério. Esses setores não vão mais comprar soja, madeira ou minério de áreas desmatadas ilegalmente".