postado em 17/08/2008 12:28
Dori Caymmi, filho do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, chegou ao velório do pai, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (17/08). Ele mora nos EUA, e sua chegada era aguardada para a realização do enterro, que está marcado para as 16h. A previsão é que o corpo saia às 15h da Câmara, no centro, para o cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul da capital carioca.
O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi morreu ontem de manhã, em casa, aos 94 anos, de falência múltipla dos órgãos. Mais de 400 pessoas já passaram pelo velório do artista.
O filho e também músico Dori Caymmi chegou por volta das 10h da manhã ao velório e foi consolado pelos irmãos Nana e Danilo. A mulher Stella Maris, com quem Dorival foi casado por 68 anos, está internada em coma há mais de três meses.
Dorival Caymmi nasceu em Salvador, na Bahia, em 30 de abril de 1914 e em 1938 mudou-se para o Rio de Janeiro. Compôs mais de 100 canções, entre elas O Mar, Dora e Maracangalha, e lançou 20 álbuns.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, em nota, a morte do compositor. Disse que as canções de Caymmi são um patrimônio da cultura nacional e que ele inovou como compositor, músico e cantor. Destacou também que a obra de Caymmi ficará sempre viva na memória dos brasileiros.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou luto oficial de três dias no estado e o prefeito do Rio, César Maia, disse, em nota, que Dorival Caymmi era o mais carioca dos baianos e vai dar nome a uma rua no Leblon, na zona sul da cidade