postado em 21/08/2008 17:29
Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) traçará um diagnóstico sobre as condições de trabalho no setor. A tarefa envolverá uma série de estudos e pesquisas em diversas áreas do governo federal.
A pesquisa será feita em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e as Secretarias de Gestão e de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, e começará na gestão de recursos humanos.
Os estudos servirão para que o governo detecte deficiências e formule políticas e ações adequadas para aperfeiçoar a administração pública, reduzindo a burocracia e tornando mais eficientes os gastos federais.
De acordo com o Ipea, antes de apontar soluções é necessário ter a situação atualizada do serviço público embasada em números.
Os técnicos do instituto e do Ministério do Planejamento fizeram uma oficina para definir as prioridades do levantamento. Na primeira fase, serão estudadas questões como a estrutura de trabalho, a natureza do emprego público e as formas de contratação.
Os especialistas pretendem ainda elaborar métodos para avaliar o serviço prestado pelo governo de acordo com a área de atuação.
A análise da gestão de recursos humanos também levará em conta a remuneração, a definição de carreiras e as políticas de qualificação e afastamento de servidores.
Atualmente vinculado ao Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Ipea realiza pesquisas e estudos para ajudar o governo na formulação e no ajuste das políticas públicas.