postado em 28/08/2008 18:23
Brasília - O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, disse que esperar que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhe o voto do ministro Carlos Ayres Britto, que foi favorável à demarcação contínua das terras da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Toffoli espera que o Supremo conclua a votação dentro de três meses. Segundo ele, geralmente se demora dois meses analisando o caso quando se pede vista. Na sessão do Supremo, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito pediu mais tempo para analisar o assunto.
Toffoli elogiou o voto do ministro Ayres Britto. "Conseguimos demonstrar a correção da demarcação contínua e que a decisão (do governo) foi tomada com muita maturidade. O voto do ministro Ayres Britto abordou todas as questões de maneira bastante profunda. É um voto muito difícil de ser refutado", disse Toffoli, acrescentando que estão otimistas em relação "a que o voto do ministro seja acompanhado pela maioria do tribunal e que a demarcação seja mantida."
O ministro da AGU reiterou que, obviamente, qualquer decisão do Supremo será respeitada, mesmo que os demais ministros votem de forma diferente do defendido pela União e pelo Ministério Público. Toffoli disse ainda esperar que não haja conflito entre índios e arrozeiros em Roraima. Segundo ele, a Polícia Federal deverá manter no local em segurança.