postado em 05/09/2008 17:53
A campanha contra a rubéola conquistou um apoio de peso olímpico e de ouro. O nadador César Cielo, medalha de Ouro nos 50 metros livres e de bronze nos 100 metros livres das provas de natação das Olimpíadas de Pequim, foi vacinado nesta sexta-feira (5) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Instituto Pasteur, em São Paulo (SP). ;Essa campanha é importante para o Brasil, principalmente para os homens, além da solidariedade em relação às mulheres;, afirmou o atleta depois de tomar a vacina.
Na ocasião, o ministro chamou atenção dos estados que estão com coberturas consideradas baixas ; Acre, Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Goiás e Rio de Janeiro ; e reforçou o apelo às pessoas do sexo masculino para que tomem a vacina contra a rubéola. ;Estamos na reta final. Já vacinamos quase 50 milhões de pessoas, mas ainda falta uma parcela da população para vacinar, especialmente do sexo masculino;, afirmou o ministro. ;Queremos erradicar essa doença do Brasil e todos devem apoiar;, completou.
Temporão aproveitou a oportunidade para elogiar a postura de Cielo. ;O papel do Cielo é fundamental. Ele se transformou de um atleta em uma referência para toda a juventude e quero parabenizá-lo por colocar sua imagem à disposição dessa campanha;, enfatizou o ministro.
BALANÇO
Dados atualizados pelo Ministério da Saúde, às 14h10, dessa sexta-feira, 5 de setembro, da Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola apontam que, até o momento, foram vacinadas mais de 47,5 milhões de pessoas contra a doença ; o que representa 67,73% de cobertura em 28 dias de vacinação. Apesar de os números serem expressivos, é preciso convocar aqueles que ainda não foram ao posto de saúde, uma vez que a meta é vacinar cerca de 70 milhões até o fim da campanha, dia 12 de setembro.
Os menores percentuais de cobertura estão nos estados Goiás (52,86%), Amapá (53,27%), Roraima (55,17%), Amazonas (57,88%), Acre (58,48%) e Rio de Janeiro (59,56%). As maiores coberturas foram registradas nos estados de Santa Catarina (83,17%) e Rio Grande do Norte (81,87%) - veja tabelas.
A avaliação por região mostra percentuais de cobertura de 72,38% no Nordeste; 68,84% no Sul; 66,53% no Sudeste; 62,89% no Centro-Oeste e de 61,01% no Norte. As informações do balanço parcial foram enviadas pelos estados e municípios até 14h10 desta sexta-feira.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, o resultado obtido até agora já corresponde à maior vacinação feita no mundo entre adolescentes e adultos, considerando o período de vacinação ; de 9 agosto a 4 de setembro. Ao todo, são 28 dias até agora. Antes dessa, a maior campanha realizada no Brasil vacinou 52 milhões de crianças e adolescentes contra o sarampo em um período de cerca de 90 dias. ;Sem dúvida, o número é expressivo, mas ainda temos que vacinar mais pessoas, em especial os homens;, reforça o ministro.
ADESÃO FEMININA
Programada para terminar no dia 12 de setembro, a campanha conta com maior adesão das mulheres, conforme todas as avaliações feitas até o momento. No novo balanço parcial, a cobertura para o sexo feminino é de 72,27%, com mais de 25,5 milhões de vacinadas. Os homens estão quase 10 pontos percentuais atrás ; 63,11% de cobertura ou 21,9 milhões de imunizados. Ainda faltam 9,8 milhões de mulheres e 12,8 milhões homens para alcançar 100% do público-alvo.
Para os homens, Temporão mantém o chamado: ;Todos que estão na faixa etária prevista na campanha devem tomar a vacina e garantir a erradicação dessa doença;, diz o ministro. No ano passado, 70% dos 8.684 casos de rubéola registrados no país ocorreram entre pessoas do sexo masculino, apontando a necessidade de imunizar essa população e garantir a eliminação do vírus do meio ambiente.
As alagoanas ultrapassaram as catarinenses na adesão à campanha, com 87,08% do total de mulheres já vacinadas. Em Santa Catarina, a cobertura para o sexo feminino está em 84,95%, seguido de Sergipe (84,79%), Pernambuco (83,70%) e Piauí (83,57%). Para o sexo masculino, os catarinenses assumem a liderança, com 81,39% de adesão. Em segundo lugar, vem o estado de Alagoas (76,38%).
POR IDADE
Por faixa etária, o percentual de pessoas com idade entre 12 e 19 anos procuram mais pelos postos do que os adultos. Desde o início da campanha, no dia 9 de agosto, 5,6 milhões do total de 6,7 milhões adolescentes e jovens do país já estão imunizados, o que representa 83,13% de cobertura. Essa faixa está sendo vacinada apenas nos estados do Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quanto à faixa dos 20 aos 39 anos, que corresponde a mais de 63 milhões de pessoas, o balanço parcial aponta 41,8 milhões imunizados - cobertura de 65,95%.
A ação desta sexta foi mais uma das etapas de mobilização da campanha de vacinação de rubéola. Temporão reforçou que devem se vacinar homens e mulheres, com idades entre 20 a 39 anos, de todo o país. Para Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte a convocação foi estendida para a população entre 12 e 39 anos.
O Ministério da Saúde tem o objetivo de eliminar a rubéola do país. Uma meta que está sendo compartilhada com os demais países das Américas, que devem banir a doença até 2010. Só no Brasil, foram registrados 8.684 casos da doença em 2007 e outros 800 neste ano.