Brasil

Vítimas de acidente em Pernambuco terão enterro coletivo

;

postado em 11/09/2008 13:41
As vítimas da tragédia em Gameleira (PE) vão ter um velório coletivo a partir das 15h no município de Ribeirão. Os seis corpos que foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife na manhã desta quinta-feira (11/09) já foram liberados. Foram levados para o local os corpos do motorista do ônibus que levava os estudantes de Palmares para Ribeirão, Luciano Franco Ferreira Lins e das estudantes Gisele Cristina de Paula Francisco, 19 anos, Kelly Poliana Ferreira Alves, 23, Mayara Milena Marques Santos, 19, Íris Flaviana Lins de Souza, 28 anos e Josefa Ferreira da Silva, 30 anos.

Há apenas um ano na faculdade, uma das dez vítimas do acidente de ônibus em Gameleira havia conseguido recentemente se curar de uma leucemia. A estudante de Letras Josefa Ferreira passou dois anos em tratamento no Recife e havia voltado a estudar a apenas um ano. ;Ela ia sempre brincando no ônibus. Ela não se preocupava muito com a segurança do transporte. Estava recomeçando a viver;, contou a prima de Josefa, Sandra Cristina Macedo, que foi até o IML liberal o corpo da vítima.

Outras quatro pessoas morreram no acidente: Léia Maria da Silva, 25 anos, Luciléia Clébia Leitão Barros, de 23 anos, Aldemana Ângela da Silva e uma jovem ainda não identificada.

O acidente ocorreu por volta das 22h30 destas quarta-feira (10/09) na BR 101 Sul no município de Gameleira. O ônibus havia saído de Palmares com destino a Ribeirão com estudantes da faculdade Fama Sul. A principal hipótese para a causa do acidente é de que o motorista do ônibus teria forçado uma ultrapassagem em um trecho proibido e colidiu de frente com um caminhão carregado com produtos de limpeza. ;O ônibus colidiu de frente e depois a traseira do caminhão saiu rasgando o lado direito do veículo;, disse o policial rodoviário federal Esivaldo de Oliveira. O motorista estava na empresa há seis anos e há cerca de uma no fazia o percurso de 40 minutos entre Ribeirão e Palmares.

As vítimas confirmam que houve imprudência. ;O motorista foi tentar ultrapassar um caminhão caçamba que estava na frente;, disse a estudante Aline Nancyr Ferreira, de 21 anos, um das dezesseis pessoas feridas no acidente que foram encaminhadas para o Hospital da Restauração. Ela já recebeu alta, assim como o Fernando Domingos da Silva, de 30 anos. Todos os outros 13 pacientes ainda internados no HR não têm previsão de alta.

O professor Heleno Valdevino da Silva, que mora no Recife, estava em um outro ônibus logo atrás do ônibus acidentado e participou. ;Após o acidente, havia vários alunos no asfalto, alguns mutilados e o motorista estava preso nas ferragens;, disse o professor, um dos primeiros a socorrer as vítimas. Confira depoimento no vídeo

Crise nos hospitais

Acidentada durante o acidente de ônibus em Gameleria, a estudante de Biologia, Genniffer Derilainy Baltazar da Silva, 21 anos, viveu um calvário nesta madrugada. Com fratura exposta no fêmur, escoriações por todo o corpo e um ferimento grave na cabeça, a estudante foi levada para o Hospital da Restauração. Quando chegou lá, porém, a família da vítima foi informada de que não havia médicos e Jenniffer foi encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas. Lá, mais problemas: a família foi informada de que não havia médicos.

;Eu briguei para que algum médico atendesse ela no HGV.Gritei que ela estava mal e que iria morrer se não recebesse socorro. Só aí foi que ela foi atendida, mas só fizeram os primeiros socorros;, conta o tio da vítima Genivaldo Militão da Silva. Depois de receber o atendimento básico no Getúlio Vargas, a estudante foi encaminhada de volta para o Hospital da Restauração onde foi finalmente internada. ;O atendimento para as vítimas só se normalizou quando a imprensa chegou;, denunciou. Outras doze pessoas ainda estão internadas no Hospital da Restauração.

O pai de Genniffer, Juscelino Baltazar, estava em um ônibus atrás do que a fiha estava e viu todo o acidente. ;O ônibus em que ele estava parou e todo mundo foi ajudar os feridos. Quando ele encontrou a filha, ela estava no asfalto, bastante machucada;, contou o tio da vítima. Genniffer vai ser operada nesta manhã.

De acordo com o Hospital da Restauração, a equipe de plantão nesta manhã é composta por 24 médicos de diversas especialidades (cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia geral, traumatologia, cirurgia buco-maxilo-facial, clínica médica, neurologia, endoscopia, anestesia e equipe de evolucionistas).

Relatos

Outro feridos internado no HR é Darlan Jadilson da Silva, de 23 anos, estudante do curso de Letras. Ele teve fratura exposta na perna, foi submetido a uma cirurgia durante a madrugada e passa bem. Em conversa com a irmã, a também estudante Dariana Evelyn Silva, de 19 anos, Darlan disse que, quando notou que a batida ia acontecer, correu para a parte traseira do ônibus. "Ele acredita que só se salvou por conta disso", disse Dariana.

A mãe de Darlan, a dona-de-casa Eunice Matias da Silva (foto), de 48 anos, estava em casa quando soube do acidente. "Minha vizinha bateu na porta da minha casa perguntando se eu estava sabendo. Fiquei preocupada", conta.

Outra vítima internada no Hospital da Restauração é José Arnaldo Silva, 27 anos. Ele contou à esposa, Maria José da Conceição, 25, que saiu do ônibus pela janela. "Ele disse que o caminhão estava transportando água sanitária e que o seu rosto foi atingido pelo líquido. Por isso, os olhos dele estão bastante inchados, mas ele está bem", afirmou, aliviada. José Arnaldo teve o rosto machucado e alguns cortes na testa.

O acidente

O choque entre os dois veículos ocorreu por volta das 22h30 de ontem, na altura do quilômetro 157 da BR-101 Sul, entre os municípios de Palmares e Ribeirão (vaja mapa). O ônibus que transportava estudantes e professores da Fama Sul bateu de frente com um caminhão. Sete pessoas morreram no local, duas no hospital de Ribeirão e uma no hospital de Palmares.

O pai de uma das jovens internadas, Claudirlane José de lima, 18 anos, acredita que houve imprudência do motorista do ônibus, que morreu no acidente. ;Ela sempre reclamava que o motorista corria muito. Eu sempre dizia para que ela sentasse do lado esquerdo do veículo, porque num acidente o motorista sempre tenta proteger o seu lado;, disse o pai de Claudirlane, o motorista Cláudio José da Silva. A estudante sofreu apenas escoriações.

No ônibus estavam entre 35 e 37 estudantes que todos os dias faziam o percurso de Ribeirão até a faculdade Fama Sul, em Palmares. ;Além dos estudantes, havia professores e pessoas que pegam carona para voltar para casa. O impacto foi muito violento. O motorista ficou no meio do veículo e encontramos uma vítima do lado de fora da porta traseira do ônibus;, explicou o delegado de plantão em Ribeirão, Emanuel Vitor do Nascimento.

Entre os nove mortos já identificados, cinco morreram no local: o motorista do ônibus, Luciano Franco Ferreira Lins; Léa Maria da Silva, 25 anos; Kelly Poliana Ferreira Alves, 23; Gisele Cristina de Paula Francisco, 19; e Maiara Milena Marques Santos, 19. No hospital de Palmares, faleceu Luciléia Clébia Leitão Barros, de 23 anos. No hospital de Ribeirão, morreram Josefa Ferreira da Silva, Aldemana Ângela da Silva e Íris Flaviana Lins de Souza.

O motorista do caminhão, Eraldo Marinho dos Santos, ficou preso nas ferragens e teve que ser retirado do veículo pelo Corpo de Bombeiros. Ele está internado no Hospital da Restauração. Quatro corpos das vítimas estão no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife e devem ser liberados no final da manhã de hoje. Para fazer as necropsias, o IML está com quatro médicos de plantão.

Por conta da crise nos hospitais públicos em Pernambuco, o atendimento está comprometido no Hospital da Restauração. ;Os pacientes estão sendo atendidos de acordo com nossa estrutura de atendimento montado. Eles poderão ser transferidos de acordo com a demanda;, disse o diretor do HR, Américo Ernesto.

No hospital de Ribeirão há três pessoas internadas em observação, fora de risco: Thiago Silva Bezerra, Danilo Mendes, que sofreu apenas escoriações, e Maria Viviane da Silva. Uma prima de Danilo, Patrícia Mendes, disse que ele não conseguiu ver como foi o acidente. ;Ele disse que foi muito rápido e que depois viu uma claridade;, contou.

Luto

O município de Ribeirão, onde mora a maioria das vítimas, iria comemorar nesta quinta-feira (11/09) aniversário de emancipação. Por conta do acidente, no entanto, a celebração foi cancelada e o prefeito Lopes Paiva deverá decretar luto oficial no município.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação