postado em 12/09/2008 13:18
Em 33 dias de campanha de vacinação contra a rubéola, mais de 52,4 milhões de brasileiros foram imunizados contra a doença. Contudo, o número corresponde a somente 75% da meta nacional que é de 70 milhões de vacinados. Portanto, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou nesta sexta-feira (12/09) que a campanha seja prorrogada até 19 de setembro em 11 estados.
Segundo o ministro, a imunização deverá se estender por mais sete dias em todos os estados da região Norte, além de Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, onde as taxas ficaram entre 62% e 76%. "Precisamos da adesão de todos para alcançar nosso objetivo, que é erradicar essa doença do nosso país", afirmou o ministro em nota do Ministério da Saúde (MS). "A vacina está disponível na rede pública. Procure uma unidade mais próxima", alertou.
Nos demais estados e Distrito Federal, a estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde é a de fazer busca ativa de não vacinados, o que significa detectar grupos que devem tomar a vacina. Segundo a assessoria do MS, as secretarias de saúde podem adotar estratégias diferentes de abordar o público-alvo da campanha, inclusive levando as vacinas mais próximas destes grupos.
Balanço da Campanha
Foi divulgado nesta sexta-feira, um balanço preliminar da campanha. As coberturas por região ficaram em 79,61% Nordeste, 75,26% Sul, 73,67 no Sudeste, 69,62% no Centro-Oeste e 68% no Norte. Entre os estados com as maiores coberturas estão Santa Catarina (89,41%), Alagoas (87,13%), Sergipe (84,39%), Pernambuco (83,24), Maranhão (81,57%), Espírito Santo (81,20%) e Minas Gerais (80,22%).
Assim, como nos balanços anteriores, os dados mostram que os homens procuraram menos os postos. As informações preliminares indicam a vacinação de 24,5 milhões de pessoas do sexo masculino, o que representa 70,50% de cobertura em relação ao total de homens a serem imunizados. Entre as mulheres, a adesão foi maior: 78,85% foram imunizadas, o que equivale a mais de 27,8 milhões de brasileiras.
Quem tem que se vacinar
Essa é a maior mobilização já realizada em todo o mundo com o objetivo de imunizar adolescentes e adultos, segundo o MS. Devem se vacinar homens e mulheres entre 20 e 39 anos com Dupla Viral, contra sarampo e rubéola. Nos estados Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte e entre a população indígena que vive em aldeias, está sendo aplicada a vacina Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, na faixa etária de 12 a 39 anos.