postado em 22/09/2008 13:04
A Associação Brasileira de Monitoramento e Controle Eletrônico de Trânsito (Abramcet) promove nos dias 25 e 26 deste mês, em Brasília, o Fórum Brasileiro de Segurança nas Estradas, com o objetivo de discutir novas tecnologias e estratégias para reduzir acidentes.
O presidente da Abramcet, Silvio Médice, disse que há um ;verdadeiro genocídio; na área de transportes no Brasil, devido ao grande número de acidentes que ocorrem todos os anos no país. Segundo Médice, a economia sofre prejuízo de cerca de R$ 24 bilhões em decorrência das 35 mil mortes registradas por ano nas estradas brasileiras.
Para ele, é um erro achar que apenas a aplicação da Lei Seca vai resolver o problema. ;Nós temos um problema de base que é de educação. É um tripé: educação, fiscalização e aplicação rigorosa da lei. A Lei Seca foi um passo muito importante, mas ela sozinha não é solução para os problemas do trânsito;, avaliou em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
Entre as soluções apontadas pelo presidente da Abramcet para diminuir a violência nas rodovias está a fiscalização dos veículos e a melhoria das condições das estradas. Segundo ele, a privatização foi uma das saídas para recuperar trechos em más condições no Sul e Sudeste. ;A gente precisa estender isso para o Norte e para o Nordeste.;
O Fórum Brasileiro de Segurança nas Estradas terá a participação de representantes do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) e de outros especialistas na área de trânsito. Os resultados dos debates serão encaminhados aos órgãos estaduais e municipais de trânsito.