postado em 25/09/2008 18:57
As 48 famílias de quilombolas, descendentes de escravos que moram no terreno da Fazenda Machadinha, em Quissamã, na região norte do estado do Rio de Janeiro, tiveram a propriedade dos seus imóveis reconhecida por um decreto da prefeitura da cidade.
A fazenda é considerada o principal atrativo turístico da cidade de Quissamã e se transformou em um pólo cultural composto por antigas senzalas, ruínas da casa grande, uma capela e um armazém, que hoje é um centro de lazer comunitário.
De acordo com a presidente da Fundação de Cultura e Lazer de Quissamã, Alexandra Gomes, a prefeitura irá oficializar a posse dos imóveis no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
;Através de decreto, a prefeitura reconheceu a propriedade da área, já a titularidade será feita em parceria com o Incra, que já fez todos os estudos antropológicos necessários".
"É muito importante ressaltar que está sendo feita uma justiça social e que, com isso, poderemos manter a cultura material e imaterial desse povo;, defendeu Alexandra.