Brasil

Seminário discute jornalismo esportivo

Jorge Kajuru é um dos destaques da próxima edição do Ciclo de Conferências organizado pelo Correio e pela Imprensa Nacional

postado em 28/09/2008 08:43
Há quem ache que esporte, assim como política e religião, é um assunto que não se discute. O Ciclo de Conferências ;A Imprensa discute a Imprensa; vai quebrar essa máxima e trará a cobertura jornalística do tema para o centro do debate, em evento no auditório da Imprensa Nacional nesta quarta-feira. O esporte que tanto move paixões e interesses promete uma discussão acalorada com a presença de profissionais que acompanham e trabalham na cobertura diária de competições, como a participação do jornalista, radialista e apresentador de TV Jorge Kajuru. Convidado para a mesa-redonda ;Jornalismo Esportivo é o jornalismo da fonte?;, Jorge Reis da Costa comemora 30 anos de carreira este ano e vai comentar, entre outros assuntos, o livro Condenado a falar, onde conta os dois lados do futebol, da política, da televisão e da mídia.

Famoso por suas declarações e confissões em rede nacional, o jornalista garante que vai falar abertamente sobre tudo o que já disse ao público e tudo aquilo que não pode ser dito na televisão. ;Será uma conversa sem censuras;, define. Conhecido por ser polêmico, adjetivo que refuta e critica, Kajuru diz que a palestra será uma excelente oportunidade para debater o tema com os estudantes e profissionais da área. Com a experiência de três décadas na cobertura de jogos, ele garante que a imparcialidade e a ética na profissão são valores possíveis de alcançar. Ele entende, porém, que a escolha pode fechar portas no mercado de trabalho. ;Tem como ser imparcial no jornalismo esportivo, mas você terá poucas opções de emprego depois;, sentencia.

O coordenador do curso de Jornalismo do Instituto Superior de Brasília (Iesb), Walter Guimarães, também compartilhará com os presentes algumas dicas e opiniões a respeito da cobertura dos grandes veículos e o futuro da profissão para quem ainda pretende trabalhar na área.

Guimarães fará uma exposição para ajudar os jovens que estão começando na carreira, contando como é a cobertura de esportes em Brasília. Além de jornalista esportivo da Rádio Nacional de Brasília, ele atuou como comentarista da Copa do Mundo da Alemanha em 2006 pela Rádio Nacional da Amazônia, e completará a seleção de convidados ao lado do editor de Esportes do Correio, Paulo Rossi.

A mediação fica por conta do diretor-geral da Imprensa Nacional, o jornalista Fernando Tolentino de Sousa Vieira, que prestará homenagem ao aniversário de 146 anos de publicação ininterrupta do Diário Oficial da União (DOU), meio de comunicação que surgiu no Brasil Império e é publicado até hoje com informação dos atos do governo.

O Ciclo de Conferências é organizado pelo Correio Braziliense e pela Associação dos Servidores da Imprensa Nacional. O evento é transmitido em tempo real pela internet, no portal da Imprensa Nacional, www.in.gov.br, por onde os internautas também podem enviar perguntas e dúvidas para os convidados.

TAM
Falha no motor força pouso em SP


Um problema técnico na pressão do óleo em um dos motores de um avião da TAM, na tarde de sexta-feira, obrigou o piloto a alternar o pouso em Porto Alegre (RS) para o aeroporto de Guarulhos (SP). O problema foi detectado durante o vôo 3055 que saiu de Congonhas com destino ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Segundo a passageira Vanderlice Dias Jardim, cerca de 30 minutos após a decolagem o comandante avisou pelo sistema de som que voltaria para São Paulo devido a um problema de vazamento de óleo. Para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o procedimento de retorno e de pouso está dentro dos padrões e apesar de nenhuma reclamação ter sido registrada nos aeroportos, alguns passageiros se queixaram da falta de atenção da empresa. pousarmos, a pista estava repleta de carros de bombeiros e ambulâncias. A TAM nos colocou em um ônibus e nos levou até outro avião. A empresa, no mínimo, deveria ter nos levado a uma sala, nos perguntado se estávamos bem e se tínhamos condições de voar", comentou Vanderlice. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) diz ter acionado o sistema de emergência do aeroporto a pedido do próprio piloto, que informou à estatal que enfrentava problemas no motor.

Debate

7; Ciclo de conferência ;A Imprensa discute a imprensa;


Tema: O jornalismo esportivo é o jornalismo da fonte?
Local: Auditório D. João VI, na sede da Imprensa Nacional (Setor de
Indústrias Gráficas)
Data: 1; de outubro,
quarta-feira
Horário: a partir das 19h
Informações: 3441-9625
Entrada gratuita

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação