postado em 28/09/2008 19:47
A paixão do brasileiro por futebol ; tema de músicas, filmes e livros ; vai ser demonstrada também, a partir desta segunda-feira (29/09), em um espaço próprio para contar a história de todos os craques da bola. O Museu do Futebol, localizado no Estádio Municipal do Pacaembu em São Paulo, vai mostrar as raízes e a influência do esporte na formação cultural da sociedade brasileira.
;Trata-se do primeiro museu do país a retratar a paixão do brasileiro pela arte do futebol de forma interativa, tecnológica e sensorial;, traz o site do museu. Segundo o gerente de comunicação da Fundação Roberto Marinho em São Paulo e um dos responsáveis pela criação do projeto, Jarbas Mantovanini, a diferença deste museu para os demais dedicados ao futebol será ;o fato dele contar a história do futebol brasileiro;.
;Há muitos museus de futebol espalhados pelo mundo, mas este tem um caráter especial, porque diz respeito à importância do futebol na nossa cultura e da maneira como o futebol nos transformou e de como o transformamos;, explicou Mantovanini. ;Também é um museu que revela a paixão do torcedor pelo futebol, de modo que acaba sendo um museu que tem um caráter nacional porque fala de nossa identidade, de nossa cultura e da nossa história;, acrescentou.
O Museu, que tem a curadoria de Leonel Kaz, foi concebido em três eixos principais: o da emoção, o da história e o da diversão. ;A porta de entrada do museu é pelo eixo da emoção, com experiências sensoriais. A partir daí você entra pelo eixo da história e conhece a chegada do futebol no Brasil e a maneira como ele se desenvolveu e de como a sociedade se transformou ao longo desse desenvolvimento do futebol. E depois, entra no eixo da diversão, onde há números, curiosidades, informações, regras de futebol e estratégias;, explicou Mantovanini.
Um dos destaques do novo museu é a acessibilidade. Numa das 15 salas, por exemplo, pessoas que não enxergam poderão tocar em diversas placas para ler, em braile, textos explicativos sobre o futebol. Além de vários pequenos textos alusivos ao mundo do futebol, os visitantes também poderão assistir a quase seis horas de imagens, ver fotos que vão dos grandes ídolos Pelé e Garrincha a jogadores anônimos das peladas nas ruas e até ouvir narrações de gols marcantes no rádio. Na sala Jogo de Corpo, as pessoas também poderão simular a batida de um pênalti e avaliar a velocidade de seu chute.
De acordo com a Fundação Roberto Marinho, o espaço ocupará uma área de 6,9 mil metros quadrados e custou cerca de R$ 32,5 milhões. O Museu do Futebol é uma parceira da prefeitura de São Paulo, do governo do estado e da Fundação Roberto Marinho, com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
O Museu do Futebol só será aberto ao público a partir de quarta-feira (1º) e funcionará de terça a domingo, fechando sempre nos dias de jogos no Pacaembu. Mais informações, no site www.museudofutebol.org.br.