postado em 30/09/2008 09:52
Pecuaristas de Pernambuco têm que vacinar seus rebanhos contra febre aftosa a partir desta quarta-feira. A segunda etapa de vacinação vai até o dia 30 de outubro. Nesse período, cerca de 2,2 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a doença. Em abril, na primeira fase da campanha, a cobertura vacinal chegou a 96,3%, segundo informações do Ministério da Agricultura.
No Estado, algumas ações estimularão criadores a vacinarem os animais. "Serão realizadas palestras, divulgação na televisão e nos jornais, além de atividades de educação sanitária nas propriedades rurais e entidades onde há uma organização de criadores", explica o responsável pelo Programa Contra a Febre Aftosa de Pernambuco, Luís Xavier.
O Estado não registra casos da doença há dez anos. Segundo Luís Xavier, "a vacina é importante para manter essa situação. Ela vai conferir ao rebanho imunidade, de forma a evitar o aparecimento de casos da doença no estado", ressalta.
Os criadores têm, até 15 de novembro, para declarar a vacinação dos animais na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) em que estão cadastrados. A multa para os produtores que não imunizarem os animais é de, no mínimo, R$ 60 na primeira infração. Além disso, os criadores podem perder o direito da Guia de Trânsito Animal (GTA) e de deslocar animais para outras localidades.